A História do Grupo Dedé

Em 1991 o amazonense André Parente empreendeu pela primeira vez, montou uma barraca de pastel no bairro Parque 10 de Novembro, em Manaus/Amazonas. A barraca tinha o tamanho de 2x2m e ficava onde é hoje a Cachaçaria do Dedé do Parque 10. André preparava as massas dos pasteis à noite, de forma artesanal e criativa, para que, durante o dia, eles fossem oferecidos na barraca. Já nos primeiros dias, André, literalmente, começou a perder o sono, mas o motivo era bom: o negócio estava se mostrando promissor. O número de vendas aumentou e não foram poucas as vezes que ele virou a noite para ter os pastéis prontinhos para serem fritos na manhã seguinte. Alí era o início de tudo.

Depois da barraca, que ele nunca deixou ser chamada no diminutivo de barraquinha, veio a Skina do Pastel, num espaço muito maior, mas no mesmo local. Logo depois veio também à diversificação de produtos no cardápio, com diversidade de petiscos, lanches, refeições, e a inclusão da culinária mineira por influência de grandes amigos. Dessa amizade com os Mineiros, que incluiu a aquisição do exemplar de uma cachaça que custava em torno 100 doláres (a Anísio Santiago), veio a “iluminação” para montar a Cachaçaria do Dedé. Contudo os negócios já estavam começando a prosperar e as diversificações foram nascendo dentro das idéias que dali seriam implantadas.

Em 2007, com o objetivo de crescer e se desenvolver, veio a entrada do seu sobrinho Rogério Perdiz, como sócio, e em 2009 foi inaugurada a segunda unidade, no Manauara Shopping. O sucesso foi imediato, principalmente com a agregação do empório à marca, que trouxe diversidades de produtos de qualidade para Manaus. A loja apresentou excelentes resultados, conquistou novos públicos e foi vitrine para Grupos Empreendedores de Shoppings de todo o Brasil. Com isso, muitos convites surgiram para novos empreendimentos em outros estados.

Em 2012 foi inaugurada a Cachaçaria do Dedé & Empório, em Uberlândia/MG, hoje descontinuada. Com a expansão e o crescimento se fez imprescindível organizar a empresa, os processos, o desenvolvimento das pessoas etc. Diante dessas necessidades foi projetado e construído o CDA - Centro de Desenvolvimento, Distribuição e Administração do Grupo Dedé, em Manaus/AM, em 2014.

Em 2013 nasceu a oportunidade de criar mais uma unidade do grupo em um novo shopping da cidade, o Ponta Negra. Assim foi planejado e feito. As portas se abriram e mais um sucesso foi apresentado a cidade de Manaus, já com mais diversificações, ideias novas e cardápios diferenciados.

Em 2015 o grupo analisou a oportunidade e começou a criar mais unidade pelo Brasil. Nasce então o restaurante Engenho Dedé no Boulevard Shopping, Belém-PA. Que chegou para mostrar as novidades da culinária brasileira.

Da mesma forma em 2016 mais uma unidade do restaurante Engenho Dedé nasce só que desta vez no Shopping Iguatemi, em Fortaleza-CE. Apresentando a culinária brasileira com toda a força dos amazonenses, na terra dos frutos do mar. Apresentando as novidades como nossos peixes e itens que fazem parte do dia a dia da nossa mesa.

Já em 2017, Manaus recebeu uma nova marca do Grupo, o “Dedé Boteco”, no Amazonas Shopping. Com o objetivo de apresentar um espaço de boteco, cardápio com petiscos variados e almoço com self-service, com qualidade, conforto e muita dedicação à população em geral do estado do Amazonas.

E, em 2018, foi inaugurada a unidade do Engenho Dedé em Belo Horizonte, suprindo a demanda deixada pela unidade de Uberlândia. São 28 anos de uma história construída com muita paixão nos temperos, respeito ao cliente e disposição para sempre fazer melhor. Hoje, o Grupo Dedé conta com 5 lojas em Manaus, 1 em Belo Horizonte, 1 em Belém e 1 em Fortaleza. De acordo com o planejamento em 2020 mais uma nova marca será lançada pelo grupo, vamos aguardar.


2006 – Cachaçaria do Dedé – Parque 10 – Manaus-AM;
2009 – Cachaçaria do Dedé & Empório – Manauara Shopping – Manaus-AM;
2013 – Cachaçaria do Dedé & Empório – Ponta Negra Shopping – Manaus-AM;
2014 – Centro de Administração Logística e Distribuição – Manaus-AM;
2015 – Restaurante Engenho Dedé – Boulevard Shopping – Belém-PA;
2016 – Restaurante Engenho Dedé – Shopping Iguatemi – Fortaleza-CE;
2017 – Dedé Boteco – Amazonas Shopping – Manaus-AM;
2018 – Restaurante Engenho Dedé – Shopping Del Rey – Belo Horizonte-MG.
2020 – Restaurante Terra e Mar – Adrianópolis – Manaus-AM

1991
Barraca
Manaus - AM

1994
Skina do Pastel
Manaus - AM

2006
Cachaçaria do Dedé
Parque 10 - Manaus - AM

2009
Cachaçaria do Dedé & Empório
Manauara Shopping – Manaus - AM

2012
Cachaçaria do Dedé & Empório
Uberlândia - MG

2013
Cachaçaria do Dedé & Empório
Ponta Negra Shopping – Manaus - AM

2014
Centro de Desenvolvimento, Distribuição e Administração
Manaus - AM

2015
Restaurante Engenho Dedé
Boulevard Shopping – Belém - PA

2016
Restaurante Engenho Dedé
Shopping Iguatemi – Fortaleza - CE

2017
Dedé Boteco
Amazonas Shopping – Manaus - AM

2018
Restaurante Engenho Dedé
Shopping Del Rey – Belo Horizonte - MG