Os restaurantes apresentam pratos inéditos com ingredientes amazônicos especialmente para o evento
Nesta edição do Festival Brasil estarão participando grandes restaurantes da gastronomia amazonense com pratos feitos especialmente com ingredientes da terra. O evento este ano está sendo de forma híbrida, ou seja, venda dos pratos no restaurante e também pelo delivery ou para levar (take Away). Um dos objetivos do festival é alavancar a economia dos restaurantes que estão retomando suas atividades aos poucos devido as restrições que ainda existem. Neste ano os estabelecimentos estão de olho no 3S’s de sucesso: saúde, sabor e segurança.
O grupo Dedé participa com duas de suas unidades, a Cachaçaria do Dedé & Empório, localizada no Manauara Shopping, com o prato “Tambaqui Manauara” e com o Dedé Boteco, localizado no Amazonas Shopping, com o prato “Aruanã Manaós”. Os pratos estarão disponíveis a partir do dia 20/05, nas unidades.
Para o chef Dedé Parente, “ Criamos estes pratos especialmente para o festival, com ingredientes da terra, como o nosso tambaqui que foi defumado na madeira de castanheira de reflorestamento, acompanhado de risoto de castanha do Pará e farofa de Uarini com tucumã, já o outro prato utilizamos o aruanã que vai ser servido na telha e o peixe será frito na farinha de Uarini dando uma crocância especial, acompanhado de um risoto de limão e tudo criado com o sentido regional, até mesmo o nome como Manaós em homenagem a Manaus. Acredito que este festival venha a ajudar na nossa economia e reforço que todas as unidades do grupo Dedé, estão preparadas para receber os clientes, pois seguimos todos os protocolos exigidos pelos órgãos responsáveis”, declara Dedé.
Já o restaurante Biliskão, localizado no R. Vinícius de Souza Lima, 495 – Parque Dez de Novembro, estará participando com o prato “Nhoque Amazônico”, para os amantes de uma culinária bem regional, pois trata-se de um nhoque de banana da terra como acompanhamento do pirarucu empanado com castanha para dar aquele toque de crocância. “Este prato foi criado para participar do festival, com ingredientes regionais, como a banana da terra que harmoniza muito bem com o peixe, por ter um toque adocicado e a castanha para dar um crocante no pirarucu. É a primeira vez que vamos participar deste festival e esperamos que este evento venha alavancar as vendas e engajar com a sociedade, pois estamos trazendo um prato totalmente regional mostrando e valorizando a nossa gastronomia que é muito rica”, ressalta Gabriel Oliveira, um dos donos do Biliskão. O pedido do prato também pode ser feito no formato delivery pelas plataformas Uber Eats e Ifood.
Os restaurantes estão intensificando os cuidados e todos os protocolos exigidos pela OMS (Organização Mundial da Saúde), o objetivo é de receber seus clientes com total segurança disponibilizando álcool em gel em todas as mesas, aumentando o distanciamento de 1,5m entre as mesas (intercalando sim e não), os atendentes estão capacitados, treinados em relação à covid – 19 e todos usam os EPIs de segurança, além de ambas as casas terem ganhado da Abrasel no Amazonas o selo “Estabelecimento Responsável”, que qualifica como referência de qualidade e capacitação na higienização contra o coronavírus.